Mercedes G só não sobe paredes...
Ninguém precisa de um veículo como o G 63 AMG, mas há quem não o dispense. O sheikh do Dubai é visto regularmente ao volante deste todo-o-terreno, que começou por ser pensado para uma utilização militar.
Produzido desde 1979, não tem parado de evoluir apesar de manter o velho chassis de travessas e longarinas, a melhor opção para as maiores aventuras fora de estrada, permitindo um grande curso da suspensão. Mas o maior trunfo passa pela caixa automática de sete velocidades com redutoras e, mais importante do que isso, a possibilidade de bloquear os três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), o que permite que apenas uma roda possa ter tracção. Onde o G não conseguir chegar, mais nenhum outro todo-o-terreno chegará...
Guiámos o G 63 AMG e ficámos encantados com o cantar rouco do motor V8 biturbo, com a capacidade de aceleração em asfalto e o desempenho da suspensão, que garante o conforto sem causar um grande adornamento da carroçaria em curva. Fora de estrada é imbatível. Já não gostámos tanto da precisão da direcção em asfalto, onde a desmultiplicação condiciona a precisão. Mas não nos podemos esquecer que, apesar dos 571 cv de potência, este é um todo-o-terreno puro e duro...
Ficha técnica
MOTOR V8 biturbo
CILINDRADA 5 461 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 571 cv/5 500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 760 Nm/1 750-5 000 rpm
PESO/POTÊNCIA 4,46 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 210 Km/h
0 a 100 Km/h 5,4 s
CONSUMO MÉDIO 13,8 l/100 Km
EMISSÕES DE CO2 322 g/Km